Construção civil e o desafio dos passivos ambientais.



O setor de construção civil tem um grande desafio em relação aos passivos ambientais. Historicamente temos um grande êxodo rural para os grandes centros empresariais em busca de empregos e melhores condições de vida, desta maneira nos grandes centros tivemos o maior número de industrias na época da ascensão industrial no Brasil.

Porém no início da década de 90 temos uma crescente movimentação destas empresas em busca de áreas com maiores incentivos fiscais, sobrando por exemplo aqui em São Paulo diversas áreas em localizações privilegiadas para construção civil, mas neste momento surge um novo desafio aos construtores o desafio dos passivos ambientais, a busca em conseguir técnicas e soluções que visassem atender as necessidades para atender as exigências legais que decorrem de uma área com passivo ambiental.

.

Construção civil e o desafio dos passivos ambientais

.

Atualmente para atendimento da Decisão de Diretoria Nº38 de 2017 da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), no Estado de São Paulo as construtoras devem atender as etapas do gerenciamento de áreas contaminadas, ou mesmo para decidir se é viável ou não a aquisição daquele imóvel para construção elas também tem feito os estudos ambientais, pois neste momento a decisão de compra pode incorrer em diversos custos em medidas de engenharia visando a obtenção de licença de instalação para o empreendimento, um desafio para áreas com passivos ambientais.

.

Mas as áreas com passivos ambientais são desinteressantes?

.

Claro que não desde que se tenha conhecimento do passivo ambiental, existem compradores que mediante o potencial do imóvel se utilizam desta questão para obter bons descontos na aquisição da área e assumem o desafio de solucionar os passivos ambientais e também obter a licença de instalação.

Tudo vai depender do ponto de vista dos investidores, em São Paulo bairros como Barra Funda, Lapa, Ipiranga, Móoca, Chácara Santo Antônio e Jurubatuba são áreas historicamente industriais, sendo detentoras de inúmeros desafios com passivos ambientais, entretanto vemos atualmente uma busca por áreas com potencial para o setor da construção civil e muitas delas devem trazer no pacote o desafio do passivo ambiental.

Além disto, um fato interessante é que no Estado de São Paulo temos ao menos duas grandes áreas contaminadas, uma já utilizada pela construção civil um clássico nos casos de contaminação o Condomínio Barão de Mauá que após diversos anos com operação de sistemas de remediação, atualmente encontra-se em processo de monitoramento ambiental.

A outra área trata-se do Bairro Mansões Santo Antônio, localizado em área promissora do ponto de vista da construção civil, próximo a rodovias, shoppings, mercados, grandes áreas de lazer e do centro da cidade, o bairro possui vários terrenos não edificados devido a um decreto municipal que restringe o uso e ocupação do solo devido a presença de contaminação na área.

Esta área em questão hoje através de contrato com a Prefeitura Municipal de Campinas está executando a elaboração do estudo de investigação ambiental detalhada, serviço este que nós da CMA Consultoria e Engenharia Ambiental nos orgulhamos de estar realizando com o acompanhamento da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) buscando solucionar o desafio deste imenso passivo ambiental, o estudo tem previsão de conclusão para o início de 2021.

Bom como mostrado anteriormente fica claro que mediante o esforço dos interessados no potencial econômico das áreas, os desafios dos passivos ambientais podem ser solucionados, mediante o comprometimento dos envolvidos, torna-se uma grande conquista para o meio ambiente a recuperação e reutilização de uma área tida como contaminada. Faz com que vejamos através da engenharia a possibilidade de promover a uma função social tão importante como a moradia, ou mesmo geração de edifícios comerciais áreas antes deixadas de lado.

.

“Para viabilização dos projetos de construção de edifícios residenciais atualmente realizamos estudos ambientais, em vários destes a CMA Consultoria e Engenharia Ambiental têm sido uma importante parceira da Construtora Paulo Makoto Ltda. Das etapas de gerenciamento de áreas contaminadas eles já realizaram com qualidade estudos de Avaliação Preliminar, Investigação Confirmatória e Investigação Detalhada todos estes voltados a alteração de uso e ocupação de solo para os imóveis.” Eng. Hugo Ortega – Construtora Paulo Makoto Ltda.

Nossa equipe de profissionais está preparada para atender junto ao setor de construção civil os desafios dos passivos ambientais.

.

Para maiores informações utilize um de nossos canais de atendimento para nos contatar!

CMA Consultoria e Engenharia Ambiental
 📞+55 (11) 2225-3560
🖥️https://cmaambiental.com.br/contato/

.


Postado em: 9, jul, 2020

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu Contato e a CMA te liga.

Construção civil e o desafio dos passivos ambientais.