Amostragem da Cava de Tanques e sua enorme importância



Por ser uma atividade que envolve riscos, a Amostragem da Cava é essencial no processo de remoção de tanques subterrâneos.

Em diversas áreas utilizamos tanques subterrâneos para o armazenamento de diversas substâncias químicas, dentre as utilizações a mais frequente se dá nos postos de combustíveis.

Ocasionalmente para uma troca, ou mesmo para o encerramento das atividades é necessário remover estes tanques subterrâneos e neste momento aqui no Estado de São Paulo de acordo com o órgão ambiental responsável pelo licenciamento desta atividade a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), solicita que sigamos várias etapas para executar essa atividade de maneira segura e ambientalmente adequada, desta maneira uma das etapas é a amostragem de solo na cava do tanque a ser removido.

.

Entenda a importância da Amostragem da Cava de Tanques no processo de remoção e como executar essa atividade de maneira segura e ambientalmente adequada.
A enorme importância da Amostragem da Cava de Tanques – CMA Consultoria e Engenharia Ambiental

.

Inicialmente o responsável pelo empreendimento deverá comunicar a intenção dos trabalhos de remoção de tanques, em seguida devemos realizar um levantamento histórico sobre a área em questão, coletando informações como histórico de operação, qual substância química fora armazenada no tanque a ser removido, média de movimentação mensal de combustível, se houveram eventos de vazamento, planta das instalações.

Trabalhando de maneira segura

Após este levantamento inicial vamos pensar agora em trabalhar de maneira segura, rever as informações levantadas, verificar nas instalações as informações contidas na planta das instalações e inspecionar o tanque para verificar se ainda há combustível nele, medir as concentrações de vapor e índice de explosividade.

Geralmente nesta etapa já fora contratada uma empresa especializada na remoção do combustível residual e feito a desgaseificação do tanque, pois há título de curiosidade os combustíveis somente alimentam o fogo em caso de um acidente, o que provoca explosões são os gases liberados na volatilização destes combustíveis.

Sendo assim se torna de extrema importância ter certeza que não há risco durante a operação.

Hora de coletar as amostras

Agora vamos a amostragem da cava dos tanques, após removido o tanque de acordo com o manual da CETESB, necessitamos ao menos realizar 9 medições de gases para cada cava de tanque removido, com estas medições realizadas deve ser executada uma amostragem de solo para cada cava de tanque, sendo que a amostra deverá ser realizada no ponto que foi constatado a maior concentração de gases.

Mas caso todas as medições de gases não apresentem concentrações a amostragem deverá ser realizada na projeção do ponto de carga do tanque.

A amostra coletada deverá ser acondicionada de acordo com o procedimento e enviada a um laboratório acreditado, para as análises.

Mediante os resultados analíticos, no caso da presença de concentrações superiores aos níveis aceitáveis estabelecidos para área em seu cenário mais restritivo, deve se iniciar o tratamento do solo, que pode ser realizado na própria cava ou encaminhado para destinação final fora da área.

Para que a CETESB tenha conhecimento sobre tudo que fora realizado, deve se produzir um relatório técnico a ser apresentado ao final desta desmobilização.

Como podemos ver é de enorme importância a realização da amostragem na cava do tanque removido, pois esta amostragem nos trará a ciência necessária para fomentar as ações a serem executadas.

Trabalhe com especialistas

Os especialistas que compõe a equipe da CMA Consultoria e Engenharia Ambiental estão preparados para realizar a amostragem da cava de tanques e emissão do relatório entre em contato conosco!

.

CMA Consultoria e Engenharia Ambiental
 📞+55 (11) 2225-3560
🖥️https://cmaambiental.com.br/contato/


Postado em: 29, out, 2020

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu Contato e a CMA te liga.

Amostragem da Cava de Tanques e sua enorme importância