RMVale está com 325 áreas contaminadas, aponta Cetesb



A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulgou nesta semana relatório sobre a qualidade das áreas na região do Vale do Paraíba.

De acordo com o documento de monitoramento, 325 áreas estão contaminadas em 33 cidades da RMVale. Os terrenos estão contaminados por substâncias tóxicas ou resíduos depositados nas áreas detectadas, seja acumulados ou armazenados. Segundo relatório, as contaminações podem ter sido ocasionadas acidentalmente ou por questões naturais. Dos 325 casos de contaminação, 258 (79,4%) são em áreas de postos de combustíveis. Já as indústrias representam 16,3% das contaminações.


Ranking

Lidera o ranking de contaminação, São José dos Campos com 57 áreas contaminadas, seguida de Taubaté com 39 (35 postos e quatro indústrias) e Jacareí em terceiro lugar com 34 áreas ( 27 postos, seis indústrias e uma outra ocorrência). Os postos de venda de combustível são os principais focos de contaminação de acordo com o relatório.

Das 325 áreas contaminadas, 258 delas encontram-se nessa situação. Combustíveis líquidos e solventes comercializados pelos estabelecimentos são os culpados pela contaminação. Já os arredores das áreas industriais representam o segundo maior índice de contaminação. São 53 pontos identificados pela Cetesb. Metais, solventes e hidrocarbonetos são os causadores da poluição. Das 33 cidades do ranking, a Cetesb interditou 68 locais em áreas de preservação, recuperação, risco confirmado, indústrias e combustíveis.

Warley Leite/Meon


Postado em: 13, abr, 2016

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu Contato e a CMA te liga.

RMVale está com 325 áreas contaminadas, aponta Cetesb