A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) constatou que o número de casos de contaminação do solo aumentou 10,6% de 2011 para 2012 no estado de São Paulo.
Um relatório aponta as indústrias e os postos de gasolina como os principais responsáveis pela poluição dos terrenos. A Cetesb identificou 4.572 áreas contaminadas no estado de São Paulo nos últimos 10 anos, como um terreno na Rua Othão, na Vila Leopoldina, Zona Oeste, onde funcionou uma fábrica de parafusos e rebites. Ela fechou as portas, mas deixou resíduos em várias camadas do solo. Há metais e solventes desde a superfície até as águas subterrâneas.
A Cetesb dxeterminou que seja feito um trabalho para extrair esse material do terreno, o que deve levar, pelo menos, dois anos. Oito de cada dez áreas contaminadas na capital paulista estão debaixo de postos de combustíveis. Ao todo, 1239 postos apresentam problemas.
O Bom Dia São Paulo mostrou um posto na Marginal Pinheiros, no sentido Interlagos, na região do Real Parque, que está fechado. Segundo a Cetesb, houve vazamento de combustíveis e solventes, o que provocou alterações no subsolo.
Fonte
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/06/numero-de-areas-contaminadas-sobe-106-em-sp-diz-cetesb.html
Postado em: 13, abr, 2016