IPT, Secovi e Aesas lançam guia para gerenciamento de áreas contaminadas.
Em 26 de abril de 2018, foi lançado um manual em parceria com o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi) e a Associação Brasileira de Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental (Aesas), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com o intuito de informar os empreendedores do setor imobiliário sobre o gerenciamento de áreas contaminadas.
No Estado de São Paulo há inúmeros casos de compra de terrenos voltados para a construção de edifícios, condomínios e outros empreendimentos imobiliários. Muitos destes terrenos, possuem um histórico de ocupação voltados para o segmento industrial, onde já foram instalados galpões industriais, fábricas, antigos postos de combustíveis. Ou seja, muitas dessas áreas adquiridas pelos empreendedores, já tiveram um histórico de atividades com potencial de contaminação.
Este Manual intitulado “A produção imobiliária e a reabilitação de áreas contaminadas: contratação de serviços, responsabilidades legais e viabilidade de empreendimentos”, foi elaborado para atender um público leigo e possuir uma linguagem de fácil entendimento. De acordo com a Sra. Marcela Maciel de Araújo, pesquisadora do Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas e responsável no IPT pelo projeto, informou que: “Nosso objetivo é orientar, sobretudo o pequeno e médio empreendedor, sobre o que são áreas contaminadas, que tipo de serviços executar, como avaliar uma consultoria para contratação e como mensurar a viabilidade do empreendimento que pretende desenvolver”.
A CMA Engenharia Ambiental, atuante como consultora no gerenciamento de áreas contaminadas, possui vasta experiência em casos de empreendimentos imobiliários. Nosso trabalho é personalizado para cada cliente e visa minimizar os riscos que a população e o meio ambiente são submetidos, em virtude da existência de contaminação.
Para maiores informações, entre em contato.
Acesse o link para visualizar o material completo: IPT-SECOVI-e-AESAS-lançam-Guia-para-Gerenciamento-de-Áreas-Contaminadas
Fonte: IPT
Postado em: 30, maio, 2018