Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) fizeram uma inspeção ontem (14) na área da antiga Companhia Siderúrgica de Mogi das Cruzes (Cosim – sucessora da Mineração Geral do Brasil), na Vila Industrial, e constataram a disposição de resíduos metálicos propensos à combustão no local, assim como sinais de vegetação já queimada, o que pode explicar a fumaça denunciada por moradores do Bairro nos últimos dias. Como se trata de uma área contaminada, onde há riscos para a população, a Cetesb estuda ações legais cabíveis para o caso e que devem ser divulgadas na próxima semana.
O imóvel é de propriedade da Prefeitura. Em nota oficial, a Cetesb informou que o local já consta do Cadastro de Áreas Contaminadas da estatal, devido à disposição, pela antiga Cosim, de resíduos siderúrgicos e moinha de carvão, em grande parte já removida. Porém, diz o comunicado, “ainda existem na área remanescentes em poças isoladas, as quais, com a ocorrência de queima da vegetação e falta de chuvas, estão propensas à queima”.
Por isso, na próxima semana uma nova vistoria deverá ser feita pela Cetesb no local para constatar possíveis focos de incêndios nessas poças de resíduos. Se isso for confirmado, medidas emergenciais também poderão ser exigidas da Prefeitura para assegurar que ninguém se aproxime da área. (Mara Flôres)
Fonte: http://www.odiariodemogi.inf.br/cidades/cidades/21659-cetesb-estudara-acoes-na-vl-industrial.html
Postado em: 13, abr, 2016