O que é Biorremediação ou Remediação Biológica?
A biorremediação, também conhecida como remediação biológica, é uma técnica de remediação ambiental aplicada para diminuir os impactos ambientais causados pelos contaminantes ou poluentes.

Biorremediação ou Remediação Biológica


Na técnica de Biorremediação são utilizados agentes biológicos degradadores, que são microrganismos naturais ou cultivados (bactérias, fungos filamentos e leveduras), que desintoxicam as áreas contaminadas.
O objetivo da biorremediação é remover ou neutralizar os poluentes ou as substâncias químicas contaminantes presentes na área contaminada ou meio ambiente, como no solo e/ou águas superficiais ou subterrâneas.
A biorremediação é considerada uma das técnicas de remediação ambiental mais sustentáveis, pois utiliza microrganismos do próprio meio ou controlados para remediar áreas contaminadas. É uma ferramenta natural que age na degradação de substâncias contaminantes.
Os microrganismos aplicados na técnica de remediação ambiental ou remediação biológica, metabolizam e digerem os contaminantes encontrados na área contaminada, liberando de volta para o meio ambiente gás carbônico (CO2) e água (H2O), que não possuem toxicidade.
Áreas contaminadas por petróleo ou derivados em geral, podem e devem ser tratadas com a técnica de biorremediação.

VANTAGENS DA BIORREMEDIAÇÃO

Além de ser uma técnica sustentável, a biorremediação tem como principal vantagem o seu processo seguro. Sendo assim, a biorremediação não afeta o meio ambiente ou às populações que vivem nas proximidades da área contaminada e que deverá receber o tratamento.

Outra grande vantagem da técnica de biorremediação é o seu BAIXO CUSTO, isso quando comparada as demais técnicas de remediação ambiental.

Processos de Biorremediação

Existem basicamente dois processos de biorremediação ou condições para remediar, que podem ser “In-situ” ou “Ex-situ”:

  • Biorremediação In-situ: envolve o tratamento do material contaminado no próprio local. Ou seja, não é necessário a remoção do material contaminado da área contaminada. Sua vantagem é o baixo custo e a possibilidade de tratamento de grandes áreas contaminadas.
  • Biorremediação Ex-situ: consiste na retirada da contaminação presente no solo e/ou água, para ser tratado em um local diferente. É utilizada quando há risco da contaminação se propagar rapidamente.

 

Técnica de Biorremediação

Na CMA Engenharia Ambiental utilizamos a técnica de biorremediação Natural ou in situ.

 

A biorremediação é caracterizada pela injeção de bioestimuladores, com o intuito de proliferar a microbiota ali existente para degradar os contaminantes orgânicos da área contaminada. Essa técnica é chamada de Bioestimulação.

 

Há casos onde é necessária a injeção de oxigênio (Bioventilação) afim de estimular a respiração de bactérias aeróbias (consomem oxigênio).

 

Metodologia

Em casos onde há Fase Livre presente na água subterrânea, é necessário recuperar a presença desse combustível sobrenadante, afim de iniciar a remediação ambiental do local.

 

Essa recuperação de Fase Livre nada mais é do que a retirada do combustível presente na água.

 

A CMA Engenharia Ambiental, costuma utilizar outras formas de remediação ambiental como Bombeamento e MPE para recuperar a Fase Livre e posteriormente aplicar a biorremediação.

 

  • Bombeamento: o sistema de bombeamento é um método comum de limpeza da água subterrânea. Convencionalmente, a água contaminada é bombeada para a superfície para tratamento, o qual será definido conforme a caracterização do contaminante.

 

  • Extração Multifásica (MPE): o sistema de extração multifásica é uma tecnologia de remediação ambiental in situ, que reúne as técnicas de bioventilação e remoção de massa a vácuo, possibilitando a extração da fase livre, fase vapor e fase dissolvida do solo, atuando também no processo de biodegradação natural na zona não saturada.

 

  • Biorremediação: sob condições apropriadas de natureza e extensão da área contaminada, a biorremediação torna-se uma opção viável, considerando-se principalmente a destruição efetiva dos compostos de interesse. A biorremediação induzida consiste no lançamento de indutores de metabolismo bacteriano.

Ficou com alguma dúvida? deixe seu contato

Notícias

Tendências de MODA 2022

Você acompanha as tendências de MODA? Ao comprar uma peça de roupa da MODA você já pensou qual será...

Leia mais...

Problemas com Gerenciamen...

Que o Gerenciamento Ambiental de Áreas Contaminadas é um desafio já que é uma matéria que a maior parte...

Leia mais...

Como abrir um Posto de Co...

Montando um Posto de Combustíveis do ZERO Entenda tudo sobre como montar ou abrir um posto de combustíveis. A...

Leia mais...

Biorremediação