A biorremediação ao longo dos anos vem se tornando alvo de estudos, tendo em vista o potencial de descontaminação e por ser uma das ferramentas mais sustentáveis atualmente disponíveis e com aplicabilidade nos mais diversos tipos de contaminantes e nas diversas matrizes como ar, solo, água subterrânea e água superficial.
.
.
Na última segunda-feira 24 de agosto de 20, em matéria de Gabrielle Pedro na Uol. Foram apresentadas informações sobre estudo recentes da utilização de uma bactéria por um grupo de cientistas da Universidade de Rutgers, nos EUA, bactéria essa com eficácia na redução da toxicidade de dioxinas, um poluente carcinogênico e considerado um dos POPs, mas não de populares e sim de Poluentes Orgânicos Persistentes, no rio Passaic, no Estado de Nova Jersey.
.
Mas o que são POPs (Poluentes Orgânicos Persistentes)?
Afim de trazer clareza, os poluentes orgânicos persistentes (POPs), tal como apresentado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), define são substâncias orgânicas sintetizadas, diferentes de outras substâncias químicas por sua peculiar combinação de características, tais como: persistência, bioacumulação e semivolatilidade e toxicidade.
Persistência: é a tendência de uma substância em resistir à degradação química e biológica, inclusive aos efeitos de processos microbiológicos. De acordo com o convencionado em Estocolmo, um contaminante pode ser considerado persistente quando sua meia-vida (medida utilizada como referência para persistência que se dá através do tempo necessário para que metade da substância seja degradada, podendo ser expressa em horas, dias, meses até anos) em água for maior que dois meses; em sedimentos e solos for superior a seis meses e no ar for acima de dois dias.
Bioacumulação: trata-se do fenômeno pelo qual uma substância química pode atingir maiores concentrações nos tecidos de um organismo. A magnitude deste fenômeno se influencia pela insolubilidade da substância química na água, o que altera as propriedades de eliminação corporal dos contaminantes.
Semivolatilidade: Por se tratarem de substâncias semivoláteis e evaporarem lentamente os POPs geralmente são carreados pelos ventos na forma gasosa até que encontrem temperaturas mais baixas. Por isso mesmo sem a presença de processos produtivos que necessitem destas substâncias as regiões polares vem sendo uma das mais afetadas por estes contaminantes.
Toxicidade: Pops são altamente tóxicos e podem levar a diversos problemas de saúde, como câncer, malformações congênitas, disfunções nos sistemas imunológicos e reprodutivo e redução da capacidade mental.
Então quer dizer que as dioxinas, assim como várias outras substâncias responsáveis pela contaminação no solo, água subterrânea e águas superficiais. Apresentam estas características, se essa for sua dúvida a resposta é sim. E qual a solução para isso?
.
O que fazer para descontaminar ou despoluir estas substâncias?
Não é recente que estudiosos afirmam que a natureza tem a capacidade de se auto depurar, caso as atividades as quais a prejudicam sejam reduzidas ou eliminadas. Isso elucida que os processos de biorremediação estão no grupo de mecanismos utilizados pela natureza para promover está auto depuração.
E já que a tecnologia nos permite estudar, o porque não utilizar os processos microbiológicos a nosso favor, afim de aumentar a eficiência da biorremediação.
Há anos a CMA Consultoria e Engenharia Ambiental, vem buscando conhecimento e aplicando técnicas de biorremediação direcionadas a sites, contaminados. Os resultados são extremamente eficientes, seja pelo tempo de redução das massas de contaminantes, ou pelo fato de evitar intervenções significativas nas áreas de estudo e até mesmo pela questão ambiental, tendo em vista que o processo de bioestimulação, um dos mais utilizados por nós, permite que a própria biota existente no local seja nossa ferramenta de trabalho.
O principio da auto depuração nos mostra, e os estudos compravam que existem organismos capazes de se adaptar as condições mais extremas, tal como uma contaminação por pops e outras substâncias. Contudo geralmente esses organismos são encontrados em pequenas quantidades, já que somente os que puderam resistir e se adaptar as adversidades estão ali, para tal o que fazemos nada mais é que estimular o crescimento populacional destes organismos que quando em grandes quantidades terão uma grande eficiência na remoção dos contaminantes tendo em vista que eles utilizaram as substâncias contaminantes em seus processos de respiração ou aquisição de energia.
.
E quais os benefícios da utilização de bactérias na descontaminação?
Bom quando falamos em benefícios seja no estudo dos cientistas americanos, ou nos processos utilizados pela CMA Consultoria e Engenharia Ambiental, eles são claramente notados.
Ao utilizarmos bactérias, temos uma remediação do ponto de vista ambiental com a melhor sustentabilidade possível. Já que para descontaminar substâncias com alto potencial carcinogênico, utilizamos ferramentas naturais.
A estimulação de processos que a natureza pode fazer sozinha, traz uma vantagem significativa aos processos de biorremediação se comparado a outras técnicas.
Pois além de conseguir reduzir a contaminação, ainda se preserva a biota existente naquele local, ou se promove a reestruturação dela.
E ainda nos casos solucionados pela CMA Consultoria e Engenharia Ambiental, nos não criamos e nem desenvolvemos bactérias, utilizamos das pertencentes ao meio, os organismos adaptados são nossa poderosa ferramenta para obtenção dos resultados satisfatórios.
Sendo assim fica evidente que quando falamos de processos de remediação, que seja por estudos ou aplicabilidade em projetos. A biorremediação é uma das técnicas mais sustentáveis e viáveis para os diversos compartimentos ambientais, eficiente, competitiva do ponto de vista econômico e com resultados extremamente positivos.
Por isso a equipe a CMA Consultoria e Engenharia Ambiental, adota como uma de nossas mais valiosas ferramentas a utilização da biorremediação, e nossos profissionais tem como objetivo diário a buscar por conhecimento, através de ensaios piloto, pesquisas de materiais relacionados ao tema, e o aprimoramento de nossas técnicas, afim de trazer ao mercado de áreas contaminadas soluções vantajosas.
Ficou com alguma dúvida ou necessita remediar uma área, entre em contato conosco à equipe da CMA Consultoria e Engenharia Ambiental terá enorme prazer em lhe atender.
.
CMA Consultoria e Engenharia Ambiental
📞+55 (11) 2225-3560
🖥️https://cmaambiental.com.br/contato/
.
Postado em: 27, ago, 2020