Áreas contaminadas crescem 51% em 5 anos



Por: Hellen Hayano/ Especial para o BOM DIA

Na semana em que Campinas realiza atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira (5), a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulgou um relatório de áreas contaminadas no município. Campinas teve um crescimento de 51% em suas áreas contaminadas nos últimos cinco anos.

O número de áreas saltou de 90 em 2008 para 136 em 2013, sendo que 99 são postos de combustíveis. No Estado, o setor de postos de combustíveis é responsável por 3.597 casos de áreas contaminadas. A atividade industrial vem em segundo lugar, com 768 registros, seguida da comercial, com 232 , de resíduos, com 136, e de a área de “Acidentes/Desconhecida/Agricultura”, com 38.

De acordo com o gerente do Departamento de Áreas Contaminadas da Cetesb, Elton Gloeden, o aumento no número de áreas cadastradas demonstra o “esforço da Companhia na identificação de novas áreas”. Segundo ele, o aumento constante do número de áreas contaminadas registradas é consequência também da ação rotineira de fiscalização e do licenciamento dos postos de combustíveis, das fontes industriais, comerciais, de tratamento e disposição de resíduos, além do atendimento a acidentes. Aterro Delta A/Outra área bem conhecida dos campineiros é o Aterro Delta A.

Desde o final de março o lixo deixou de ser depositado na área. O aterro foi criado em 1992 e, desde então, teve o tempo de uso prolongado por seis vezes. Segundo a Cetesb, o solo, subsolo, águas superficiais e subterrânea estão contaminados por metais e elementos microbiológicos. Por enquanto, no local, não está sendo realizado a remediação, apenas o monitoramento ambiental. Como parte da programação da Semeia 2014, que acontece até domingo, o público poderá assistir a apresentações de teatro e cinema com a temática ambiental em um espaço diferenciado, a “Bolha Cultural”, instalada no Portão 5, do Parque Portugal.

O ambiente tem formato de globo terrestre com capacidade para 400 pessoas e conta com sessões gratuitas em diferentes horários. Outra atração é o Passeio noturno na Mata Santa Genebra, que acontece nesta quinta-feira à noite. Antes do início da caminhada nas trilhas, os visitantes terão uma palestra com os monitores, que contarão um pouco do que é a realidade ambiental da área verde. Toda a programação completa com as atividades e horários, no site da prefeitura.

Ações da prefeitura para comemorar

Com o tema “Sustente a vida, preserve a água”, a Semeia 2014 (Semana do Meio Ambiente) é uma iniciativa da Prefeitura de Campinas. Os 10 dias de atividades programadas para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foram idealizados para atingir um público de todas as idades.

Calendário

A Semana do Meio Ambiente, faz parte do calendário oficial, e é promovida anualmente com atividades diversas relativas a temas como reciclagem, preservação de áreas verdes, disposição do lixo, educação ambiental e outros que estimulem a sociedade a incluir o cuidado com a natureza entre suas preocupações.

Mais informações no campinas.sp.gov.br


Postado em: 13, abr, 2016

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu Contato e a CMA te liga.

Áreas contaminadas crescem 51% em 5 anos